Pesquisa personalizada

04 outubro 2008

ELEICOES EM VARZEA GRANDE: MURILO TEM 8 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE JULINHO


GAZETA DADOS
Murilo impõe vantagem de 8 pontos

Esta é a primeira vez que o atual prefeito, que tenta a reeleição,

registra uma dianteira mais expressiva sobre Júlio




Margareth Botelho
Diretora de Redação

Pesquisa Gazeta Dados realizada nesta sexta-feira (3), 48 horas antes das eleições, aponta o favoritismo em Várzea Grande do candidato à reeleição, Murilo Domingos (PR). O republicano abriu uma frente de 8 pontos, chegando a 46% das intenções de voto contra 38% que preferem o democrata Júlio Campos. Nesta sondagem estimulada, onde o eleitor responde à pergunta "Se as eleições fossem hoje, em que você votaria?" mediante a apresentação de uma lista oficial de candidaturas, o terceiro colocado Nico Baracat (PMDB) aparece com 5%.


O Gazeta Dados faz pesquisas exclusivamente para publicação no jornal A Gazeta e emissoras do Grupo Gazeta de Comunicação. Desde 92 realiza sondagens eleitorais com uma trajetória de acertos que beira a 96%, ao longo dos anos. Sempre ressaltando que a consulta eleitoral reflete uma tendência do dia, o instituto, no pleito de 2004, foi o primeiro a anunciar que o quadro em Várzea Grande era de empate. Naquela eleição, Murilo, então filiado ao PPS, venceu o pleito com 50.113 mil votos, uma dianteira de somente 588 sobre o segundo colocado Walace Guimarães (ex-PFL), hoje deputado estadual pelo DEM.


Na campanha deste ano, desde a primeira rodada de pesquisa do instituto no município, nos dias 30 e 31 de agosto, esta é a primeira vez que Murilo registra uma dianteira mais expressiva sobre Júlio. Vale destacar que os indecisos ainda somam 10%. Já 1% declarou que votará em branco ou nulo. Isto significa que do total de 160.505 mil eleitores aptos a votar na Cidade Industrial, amanhã, mais de 16 mil não definiram seus candidatos e podem alterar o quadro de preferência apontado na pesquisa.


Evolução

A vantagem do atual prefeito sobre seu principal adversário nas duas consultas anteriores era de 6 pontos percentuais. Murilo saiu de 36% na primeira pesquisa, onde havia uma situação de empate técnico, foi a 41% na sondagem de 13 e 14 de setembro e atingiu 43% em 27 e 28 de setembro para alcançar 46% no dia 3 de outubro. A evolução dos votos do republicano, que conta com o apoio do governador Blairo Maggi, indica uma curva ascendente resultando em 10 pontos percentuais a mais num intervalo de 33 dias.


Júlio Campos também apresenta percentuais crescentes, mas numa proporção inferior ao do prefeito. O democrata tinha 34% em agosto, 35% nos dias 13 e 14 de setembro, 37% em 27 e 28 do mesmo mês, registrando na quarta rodada eleitoral 38%. O candidato, respaldado pelo irmão e senador Jaime Campos, avançou 4 pontos percentuais, 6 a menos que Murilo Domingos.


Os dois concorrentes tiraram votos dos indecisos e também convenceram uma parcela dos eleitores que declararam voto nulo ou branco. Na primeira rodada, o índice de indecisos era de 17%, caiu a 11%, baixou a 10% e repete agora o mesmos 10%. Brancos e nulos totalizavam 6% e permaneceu com idênticos 6% nas duas pesquisas seguintes para somar 1% a dois dias do pleito.


Na quarta rodada de pesquisa, registrada sob o número 045/2008 na 29ª Zona Eleitoral da comarca local, foram ouvidos 502 eleitores, de 4 regiões de Várzea Grande, representando 42 bairros. Através da técnica Survey, o Gazeta Dados aplica questionários estruturados capazes de representar o eleitorado do município e gerar resultados dentro de uma margem de erro definida em 4% a mais ou a menos.


Espontâneo

Repetindo quadro semelhante, na simulação de voto espontâneo, onde o entrevistado diz apenas em quem pretende votar, Murilo surge como o vencedor das eleições deste domingo. Nove pontos separam os dois candidatos. Enquanto o prefeito obteve 44% das indicações dos entrevistados, Júlio ficou com 35%. Nico Baracat repete os 4% da rodada anterior. Indecisos são 15% e brancos e nulos 1%. Na espontânea, Murilo cresce de 31% a 44%, após atingir 40% e 41%. O democrata vai de 28% a 35%, passando por 34% e 36%.


O percentual de indecisos era de 29% na primeira pesquisa, recuou a 16% na segunda, baixou a 13% e subiu a 15%. Brancos e nulos saíram de 7%, reduziram para 5%, subiram a 6% e agora totalizam 1%.


Votos válidos

O Gazeta Dados fez a simulação de votos válidos, aqueles que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/MT) considera para declarar um candidato vitorioso. Para se chegar ao percentual de votos válidos, retiram-se os índices de brancos e nulos e indecisos. Nessa condição, Murilo mantém a liderança com 52% seguido por Júlio, que ficaria com 43%, 9 pontos de diferença. Nico surge com 5%. O instituto também aproveita a margem de erro definida em 4% para verificar a possibilidade de variação dos candidatos. O atual prefeito, com 52%, baixaria a 48% e atingiria 56%. Campos sairia dos 43% para 47%, mas poderia recuar a 39%. Nico chegaria a 1% ou a 9%, na margem superior.


Perfil

Várzea Grande é o segundo colégio eleitoral de Mato Grosso. Tem 230.307 habitantes, dos quais 160.505 estão aptos a votar. Desses, 82.265 são mulheres e 78.179 homens. O perfil do eleitor da Cidade Industrial, ouvido pelo Gazeta Dados, é representado 51% pelo sexo feminino e 49% pelo masculino. Trinta e um por cento estão na faixa etária acima de 45 anos e 79% recebem até 5 salários mínimos. Sessenta e dois por cento são analfabetos ou não completaram o ensino fundamental; 30% possuem o ensino médico e 8% cursaram faculdade.

Fonte: A Gazeta



0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você